sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A "Odisséia" no Cristo Redentor

Nossa "Odisséia" para visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro no Mochilão Julho de 2009 começou no ônibus de São Gonçalo até a rodoviária do Rio atravessando a engarrafada ponte Rio-Niterói. Horas depois seguimos em outro ônibus até o ponto final no bairro do Cosme Velho, para pegar o trem e subir o corcovado.


Esse é o primeiro Cristo que avistamos no Museu da Estação Corcovado

E esse foi o primeiro trem a fazer a subida do Corcovado. Inaugurado por D. Pedro II que herdou a paixão do pai pelo lugar, que dizem, menino, adorava a subida do morro.

Reza a lenda que Santos Dumont não só adorava o passeio como muitas vezes pilotava o trem. O Papa João Paulo II também andou nesse modelo antigo que agora está em exposição.


Esse é o atual, mais seguro, moderno e mais caro. O passeio custa 36 reais e as saídas se dão a cada 30 minutos. As filas são gigantescas, por isso, chegue cedo.
Infelizmente, havia uma árvore no meio do caminho e ficamos a mercê dos táxis cooperativados que nos cobraram 40 reais e nos deixaram lá em cima com frio e fome por horas.
Alerta: com eles não vale a pena.


Na subida há duas paradas para quem for de carro: a primeira no Mirante Dona Marta


e a segunda no Heliponto

Estação Paineiras: esse é o ponto final do trem e carros. Somente vans credenciadas das agências de turismo seguem adiante. Seguimos a pé.



Após a pequena ladeira ainda tem escadas rolantes e dois lances de escadas inclinadas. Já estamos perto.
Nessa área há restaurante, lanchonete e banheiros para o visitante. Há também um elevador para idosos e deficientes físicos.

Imagine tirar uma foto aos pés do Cristo! Dizem que é sempre assim. Lá em cima você pode ficar o tempo que quiser.

Apesar do céu nublado e do "mar de gente", o que compensa na é a bela vista do Rio de Janeiro. Por isso indico esse passeio para o final da viagem, quando você já será capaz de identificar os bairros, monumentos e pontos turísticos da cidade.

Lute pelo seu espaço e contemple!

É! Conseguimos! O fotógrafo é um turista chileno que está deitado no chão para enquadrar o casal e o Cristo inteiro. Após muitas negociações com o público presente conseguimos o nosso segundo para a foto.

Aos pés do Cristo há ainda uma capela de São Judas Tadeu (padroeiro do Flamengo, isso explica a camisa) onde, vez por outra, rolam casamentos.

Texto: Marcus Saldanha

Fotos: Marcus Saldanha, Ângela Galvão e um casal de turistas Chileno que olhando o Maracanã ficavam apontando e dizendo: "Mira o Rojas!"(goleiro chileno que fingiu ser atingido por um morteiro durante jogo contra o Brasil naquele estádio).

4 comentários:

  1. Mudamos nosso endereço para http://abdma.blogspot.com Colocamos as fotos do segundo dia da mostra. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas pra quando quisermos fazer uma viagem pra lá... valeu brother!

    ResponderExcluir
  3. esse cara é o cara!!!!!!!!!!!

    traveler historiador pode ser um do teus perfis,
    ok!!!!!!!

    1 dia eu chego lá !!!!!!!!!!!

    se cristo permitir

    ResponderExcluir
  4. bacana essa coisa de traveler historiador!!!
    Valeu!

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.