quarta-feira, 13 de abril de 2011

Os Calungas e a Rota do Sal no Papopoético

Na quinta-feira, dia 14 de abril, às 19 horas, haverá um bate papo sobre o LANÇAMENTO DO PROJETO ROTA DO SAL EM SÃO LUÍS-MA. Haverá exibição de um vídeo sobre a rota. A turismóloga Gabriela Rodrigues, Produtora de logística do Projeto Rota do Sal vai apresentar este projeto de Expedição Audiovisual aos maranhenses e divulgar uma rota, da qual o Maranhão faz parte, mas que muitos maranhenses e brasileiros em geral desconhecem: A ROTA DO SAL.

Gabriela seguirá pra encontrar com sua equipe daqui a duas semanas, em julho estará no curso do rio Tocantins, passando pelo sul do Maranhão. Produtores de Minas Gerais aprovaram o Projeto Rota do SAl pela Lei Rouanet e, no MINC, pela Lei do Audiovisual, com patrocínio da Eletrobras. Produtores, cineastas e canoeiros se encontrarão para descer o rio Tocantins e refazer a Rota do Sal, que é a rota que os Calungas, maior grupo quilombola que já existiu, faziam entre o rio Paraná e o Tocantins, uma rota ligando o centro oeste-norte do país em busca de sal; durava 6 meses pra ir e mais 6 pra voltar. Além do sal eles traziam especiarias, ervas, etc. O quilombo Calunga fica na Chapada dos Veadeiros e os remanescentes destes expedicionários ainda encontram-se vivos, alguns até (como veremos no trailler do filme) chegaram a ter seus serviços pagos com sal. A rota passará por Carolina. Durante o Papoético vamos conhecer esta rota, ver as imagens já captadas (o trailler do projeto com depoimentos) e entender o que foi a rota do sal e sua importância para a preservação desse importante quilombo.

Como sempre, haverá espaço para leituras de poesia, performances, leituras de trechos de contos e canjas musicais.

Novo Endereço:
SEBO DO CHIQUINHO - RUA DOS AFOGADOS, 384 – A (ALTOS), ESQUINA DA RUA DOS AFOGADOS E RUA DE SÃO JOÃO. A ENTRADA É POR UMA PORTA LATERAL PELA RUA DOS AFOGADOS, E SOBE-SE POR UMA ESCADA. NESSA ESQUINA FUNCIONA A ÓTICA PUPILA, NA PARTE DE BAIXO DO PRÉDIO. O AMBIENTE ESTÁ BEM MAIOR E MAIS CONFORTÁVEL.


Contato com Paulo Melo Sousa: 88245662

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.