terça-feira, 21 de setembro de 2010

E-BOOKS na 4a Feira do Livro de São Luís


Livro digital será tema de palestra na 4ª Feira do Livro

A revolução digital chegou ao mercado do livro e os e-books já são febre no mundo inteiro. A quarta edição da Feira do Livro não poderia deixar de fora essa discussão e trará para sua programação a palestra "O livro digital: perspectivas e realidade”.

A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Sofiane Labidi, que comporá mesa de debate com membros da Academia Maranhense de Letras. As principais vantagens, a sua portabilidade e seus formatos serão alguns pontos que serão discutidos pelos participantes.

O e-book é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Os formatos mais comuns de e-books são o PDF e HTML. Por ser um dispositivo de armazenamento de pouco custo e de fácil acesso devido à propagação da Internet, pode ser vendido ou até mesmo disponibilizado para download em alguns portais da Internet.

A 4ª Feira do Livro de São Luís, promovida pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação municipal de Cultura (Func), terá como tema “O Livro é guia e instrumento da sabedoria” e acontecerá no período de 12 a 21 de novembro na Praça Maria Aragão.

O PALESTRANTE - Sofiane Labidi é doutor em Ciência da Computação, pelo Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA), em Nice, na França, e Mestre na mesma área, pela Universidade de Nice – Sophia Antipolis, França. Há mais de 15 anos veio para o estado colaborar com o ensino e a pesquisa. Foi membro fundador da primeira pós-graduação do Maranhão, em Engenharia Elétrica na UFMA – curso que está consolidado e possui um ótimo conceito na CAPES, tem reconhecimento em todo o Brasil. Levou o nome do Maranhão ao cenário científico nacional e internacional através de publicações em congressos e revistas, e dos projetos de pesquisa desenvolvidos.

Fonte:Assessoria de Comunicação da FUNC

4 comentários:

  1. Creio que será um discurssão interessante,porém fica alguns questionamentos será que mesmo com todo esse aparato tecnológico as pessoas irão de fato lê mais? o interesse por um bom livro irá surgir? o que me diz marcus?

    ResponderExcluir
  2. estou muito ansiosa por esta feira do Livro, além de vir com temas atuais como este, terá o relançamento do livro "Lembrando Odylo", do qual eu participei.
    Obrgada por adiantas notícias como esta;

    ResponderExcluir
  3. Legal Mayra,
    manda mais informações sobre o livro para divulgarmos aqui no MarcusHistorico.
    Valeu
    Marcus Saldanha

    ResponderExcluir
  4. Gladys,
    a portabilidade e os novos suportes já estão influenciando na leitura e escrita de textos. A história descreve muitos episódios de revolução nesse processo e somos participantes dessa etapa digital. Vejo tudo isso com bons olhos.O leitor mais do que nunca produtor, colaborador, participante de uma escrita cada vez mais coletiva. è o que estamos fazendo no blog com posts e comentários.
    valeu

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.