quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Duscussão de Internet Livre em Belém

Drumbeat Amazônia
por: Luciano Cunha Santa Brígida, em Drumbeat no dia 22/09/2010

Acontece em Belém no próximo dia 25 de setembro, sábado, o Mozilla Drumbeat, evento que visa discutir e promover a internet aberta. O evento idealizado pela Mozilla Foundation acontecerá em conjunto com a programação do Vivo ARTE.MOV um espaço que reúne artistas, jornalistas e especialistas em tecnologia para um reflexão crítica que aborda temas como cultura, ecologia, mobilidade e tecnologia.

A Mozilla Foundation é uma fundação que mantém todo o software e projetos Open Source da linha Mozilla, como Firefox, Thunderbird e complemetos para os mesmos, como Venkman, DOM Inspector, Bugzilla, Bonsai, Tinderbox. Também é responsável por produzir documentação relacionada à internet e promover padrões de produção de conteúdo digital.

O Mozilla Drumbeat é uma comunidade internacional de pessoas que compartilham um objetivo em comum: promover a web aberta e mantê-la livre. Para isso, a Mozilla quer reunir pessoas de diversas áreas que usam a Internet em seu cotidiano para fazerem coisas que tornam a web melhor e que ajudem a mantê-la aberta por um longo tempo.

O Drumbeat ja foi realizado em Cordoba (Argentina), Jordan, Bosnia, Montreal, Bolivia, Sydney (Australia), Pachuca, Hidalgo (Mexico), Abuja (Nigeria) Amsterdam, Vancouver, São Paulo, São Carlos, Florianópolis, Rio de Janeiro e Maceió, promovendo discussões em prol da Internet Aberta para que não haja permissão de terceiros para produzir e desenvolver projetos na internet (nem a governos, nem a empresas). Falar de Internet Aberta é lutar para que a internet continue acessível a todos em termos de infra-estrutura, acesso e tecnologias de padrão aberto.

O festival Vivo ARTE.MOV prioriza a utilização consciente das mídias móveis para fins de construção de formas de compartilhamento de conhecimento, acesso à informação e arte, além de inserção de experiências no espaço público, através de uma programação cultural que explora as possibilidades criativas de iniciativas nesse campo.

Neste contexto, a parceria entre o Mozilla Drumbeat e o Festival Vivo ARTE.MOV é uma ação conjunta entre facilitadores que ja participaram desses eventos em outras cidades e agora unem forças para integrar regiões do páis em torno do debate da internet aberta na concepção de projetos que revolucionem as nossas formas de pensar e fazer arte e tecnologia. O Drumbeat Amazônia é um espaço interativo de diálogo para pensar e promover a utilização crítica da internet na maneira como pensamos, vivemos e planejamos nossas cidades.

Quer participar do Drumbeat Amazônia? Então anote na sua agenda:

25 de Setembro de 2010 Forum Landi Belém dás 10h até 17h

Siga pelo twitter a cobertura colaborativa: #drumbeat @artemov @sbvirtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.