sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pedras no Caminho


"No meio do caminho tinha uma pedra" eis uma frase de Drummond que faz parte de histórias da minha história.

Em 2005 as "pedras" eram cálculos na vesícula biliar. Foram retiradas com a vesícula numa cirurgia simples feita pelo competente Dr. Orlando (primo do Zeca Baleiro). O processo cirúrgico e pós-cirúrgico transcorreu bem, mas a recuperação foi longa e complicada (perda de peso, dificuldade na digestão, intolerância à certos alimentos...).

Cinco anos depois, as pedras voltaram. Como não há mais vesícula, elas transitam pelo canal biliar o que tem gerado crises de dores abdominais intensas. As vias biliares e o caledoco estão dilatados e inflamados. O quadro tem sido recorrente e após a internação desta quinta feira (25-02) o diagnóstico feito pelo Dr. Cláudio Teixeira da clínica SOGASTRO indica a urgência de um procedimento de Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada CPRE com Papilotomia.

Trocando em miúdos
Algumas pessoas que retiram a vesícula podem ter recorrência de formação de cálculos e de papilos. A cirurgia desta segunda (01-03) vai retirar as pedras e cortar o papilo inflamado, além de alargar a via biliar (canal por onde a bile se desloca para fazer a digestão dos alimentos).

Isso explica o afastamento das aulas da Faculdade São Luís desde quinta-feira, da escola que reinicia semana pedagógica na segunda, da reunião preparativa do II Encontro de Blogueiros do Maranhão na quarta-feira e dos demais compromissos.

Apesar do risco de toda cirurgia devo dizer que confio plenamente nas pessoas que fizeram o diagnóstico e acompanham o caso: Dr. Cláudio Teixeira (SOGASTRO), Dra. Ivone Sampaio (CASSI), Conceição Matos (nutricionista) e Dr. Elian (U.D.I). Estou nas mãos dessas pessoas, de seus dias e noites de abdicação de lazer, de seus livros, de seus estudos, de sua dedicação e sua fé.

Até já moçada, vou ali tirar umas pedras do caminho, até já!

6 comentários:

  1. Boa sorte camarada, a medicina está muito avançada, mas não deixe de ter fé, a fé remove montanhas imagine umas pedrinas de nada.
    aproveite sua recuperação e veja nosso blog.

    JOSE ARTEIRO

    ResponderExcluir
  2. Marcus,

    Não sabia dessa história, na verdade,acho q poucos sabiam....
    Desde agora to rezando (nem sei se vc acredita em Deus,mas a reza é minha..huahau) p/q td corra bem nessa operação, pra q seja tranquila e p/q vc se recupe bem e rápido!
    E fico tranquila em saber da confiança q vc tem nesses médicos!

    Mas,por favor, dê noticias ou peça alguém p/fazer isso, depois da operação....Por favor, só p/ficar despreocupada,ta?

    Um abração!
    E td de bom e mais lindo p/vc!!!
    Helena

    ResponderExcluir
  3. Força, irmão!
    em breve estaremos tomando um chopp e conversando sobre literatura e música.
    abraço
    celso borges

    ResponderExcluir
  4. Tudo de bom nessa recuperação irmão. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcus...
    To dando uma passadinha rápida aqui no seu espaço (pois o meu tempo tá corrido), mas aproveito para falar que adorei seu blog... Ah! Não fico muito feliz com esse post aqui não: =(
    Deus abençõe e te proteja!!
    Não se preocupe com as Aulas la na Fac., pois repassarei pra vc os assuntos..
    Boa Sorte!!!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Marcus,
    As pedras no caminho podem causar desconforto, topadas, muralhas, rochas e até montanhas,imagino a erupção que deves ter sentido...agora vale enaltecer o alivio depois de superar-las.Desejo que tudo tenha se resolvido e seus passos voltem ao prazer eloquente da caminhada.

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.