segunda-feira, 18 de maio de 2009

Curso básico de miniaturas com inscrições abertas

Ótima oportunidade para jovens e adultos que querem aprender a criar e produzir peças de artes plásticas em miniaturas. A Universidade Federal do Maranhão, por meio dos departamentos de Assuntos Culturais/Proex e de Artes/CCH, está com inscrições abertas gratuitamente até 29 de maio para o Curso Básico de Miniaturas, que vai ser ministrado pelos professores Paulo César Carvalho e Marlene Barros.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 - Centro, em São Luís, Maranhão). As aulas vão ser ministradas no período de 1º a 5 de junho, das 8h às 12h, no Palacete Gentil Braga, na capital maranhense. No conteúdo do Curso Básico de Miniaturas estão noções sobre segurança para o trabalho, escala/proporções, modelagem da matriz.

E ainda preparação da forma em gesso e silicone, enchimento do molde em gesso e resina, desmoldagem, acabamento e pintura. O professor Paulo César Carvalho, do Departamento de Artes da UFMA, explica que “miniatura é a réplica de um objeto ou criatura real confeccionada em escala reduzida, uma forma de expressão artística muito apreciada por colecionadores”, informa Paulo César Carvalho.

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL
Marlene Barros, que também é artista plástica e programadora visual do DAC/PROEX/UFMA, observa ainda que as miniaturas são utilizadas em projetos de planejamento urbano e residencial, mostrando o visual de novas construções no contexto da área existente. Entre os materiais mais utilizados na produção de miniaturas artísticas estão o plástico, gesso, metal, madeira, resina e sucatas.
“Visualizando esse novo mercado, é que pretendemos realizar esta oficina para jovens e adultos da comunidade, que em sua maioria já fazem esse trabalho de forma precária, mas com muita criatividade”, diz Paulo César Carvalho. Todo o material didático usado em sala de aula vai ser fornecido pela UFMA. Os alunos ainda receberão certificados de participação e vão poder concorrer na 8º Mostra de Miniatura Artística, patrocinada pelo Banco do Nordeste do Brasil.

O diretor do DAC, Alberto Dantas, disse que “a 8ª Mostra de Miniatura Artística vai ser aberta no dia 8 de junho, em São Luís. A mostra vai distribuir R$ 1.000,00 (hum mil reais) em premiação, divididos entre os três primeiros colocados”. Portanto, as inscrições para a Mostra de Miniatura Artística 2009 poderão ser feitas até o dia 5 de junho deste ano, no Palacete Gentil Braga. As inscrições são gratuitas, diz Dantas.
Fonte: Site Elo

2 comentários:

  1. Sou apaixonada por miniaturas e gostaria muito de participar mais nesse horário não dá devido o serviço. Fica a sugestão e pedido para montagem de equipes noturnas!

    ResponderExcluir
  2. Lúcio Diniz Siqueira Teixeira4 de maio de 2011 às 20:22

    sou apaixonado por miniaturas ,gostaria muito de fazer este cursso mas infelismente resido em belém do Pará

    ResponderExcluir

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.