quarta-feira, 29 de agosto de 2012

XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga


Espetáculos de seis estados foram selecionados para o XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
Espetáculos de companhias teatrais do Ceará, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram selecionados para a Mostra Nordeste do XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que acontecerá de 08 a 15 de setembro na cidade serrana do Ceará. Foram 80 espetáculos inscritos de 71 grupos de 08 estados do Nordeste e a seleção foi realizada pela comissão composta por Dane de Jade, Rejane Reinaldo e Paulo Victor Feitosa. Durante o Festival, o melhor espetáculo na opinião do público será agraciado com o Troféu Beija-Flor. 
A Mostra Nordeste será composta por:
Ensaio de Casamento (Grupo Teatro em Boa Companhia / BA)
Sebastião (Território Sírius Teatro / BA)
Criaturas de Papel (Bricoleiros Teatro de Bonecos / CE)
Quando as Galinhas Gemem (Grupo Teatro em Película / CE)
Vater (Drão Teatro da (In)constância / MA)
O Deus da Fortuna (Coletivo de Teatro Alfenim / PB)
Anáguas (Cia Oxente / PB)
Cinema (Espaço Muda e Cia Clara de Teatro / PE-MG)
A Lição (Elas & Cia Teatral / RN) 
Serão apresentados cerca de 25 espetáculos teatrais em oito dias de atividades. Além da Mostra Nordeste o XIX FNT terá em sua programação mais quatro mostras, todas com acesso gratuito: Palco Giratório, com espetáculos do projeto de circulação nacional promovido pelo SESC; Programa Arte Retirante,com espetáculos cearenses promovidos pelo Banco do Nordeste; FNT para Crianças, mostra de espetáculos infantis e contação de histórias; e Música no FNT, apresentação de grupos do Projeto Cidade da Arte, da AGUA, e bandas convidadas.
Os espetáculos serão encenados no Teatro Municipal Rachel de Queiroz, no Teatrinho Rachel de Queiroz, Central de Artesanato, Sala e jardins do Mosteiro dos Capuchinhos, Camping Hotel Alto da Serra e nas ruas de Guaramiranga.
No Programa de Formação, o XIX FNT promove nas manhãs do Festival, o Ciclo de Debates, reconhecidamente um dos momentos mais ricos do Festival. Nele, o processo de montagem dos espetáculos da Mostra Nordestes é apresentado pelos grupos, um trio de debatedores faz suas considerações e é aberto debate com a participação do público.
Nesta edição acontece o XI Encontro de Artistas Pesquisadores, com a apresentação de trabalhos acadêmicos, constituindo-se em um momento de troca de conhecimentos no campo das artes cênicas e um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões.
Às vésperas da 19ª edição, ou seja, há quase duas décadas promovendo o encontro da cena teatral do Nordeste, encenando, pensando, debatendo e difundindo a rica produção cênica, este ano o Festival reúne gestores e pensadores da Cultura noSeminário Cidades Criativas e o Desafio da Sustentabilidade - Bases para o Planejamento Estratégico do FNT Guaramiranga – 20 Anos. Será de 11 a 13, na sede da AGUA. O objetivo é reunir bases para o planejamento do FNT, tendo como foco a discussão sobre os desafios de estruturar e manter cidades criativas que alavancam ações pautadas em eventos de arte e cultura.
O XIX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult - Lei Estadual de Incentivo a Cultura, Coelce e Fundação Cultural do Estado da Bahia. São parceiros do Festival: SESC/CE, SEBRAE, Quitanda das Artes,Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Universidade Federal da Bahia/PPGAC e Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).
SERVIÇO
XIX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 08 a 15 de setembro em Guaramiranga/CE. Informações: (85)3321.1405, (85)8722.2677 e agua@agua.art.br. Site: www.agua.art.br. GRÁTIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao deixar seu comentário aqui não esqueça de colocar o seu nome e a cidade de onde está teclando.